top of page

NOTÍCIAS & EVENTOS

 

ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS EA LEI DA ESCUTA PROTEGIDA

O Seminário apresentou, nos dias 17 e 18 de novembro, práticas atuais na área clínica e forense a partir de uma abordagem interdisciplinar, translacional e multifatorial do fenômeno da violência sexual. Foram discutidos os impactos biopsicossociais, as evidências forenses, as estratégias de avaliação e as práticas integradas de intervenção do abuso sexual contra crianças. O evento abordou a Lei da Escuta Protegida (Lei 13.431/2017), sancionada recentemente, que cria um sistema de garantia de direitos para crianças e adolescentes que sejam testemunhas ou vítimas de violência. Foram discutidas as boas práticas na obtenção do testemunho infantil, incluindo uma conferência específica sobre Entrevista Forense, ministrada por convidado internacional. A comissão organizadora é composta por: Dr. Christian Kristensen , Dra. Luísa Habigzang e Dra. Luiziana Schaefer

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E TREINAMENTO ACT

A diretora do Escritório de Prevenção à Violência da American Psychological Association (APA), Julia Silva, esteve entre os dias 15 e 19 de agosto no PPG em Psicologia da PUCRS. Julia ministrou aula inaugural da Escola de Humanidades para professores sobre "Contribuições da APA para prevenção à violência contra crianças" no dia 15. No dia seguinte ocorreu o seminário para estudantes do PPGP sobre "Violência contra crianças e Programa ACT". Nos dias 16, 17 e 18, Julia treinou a equipe do Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínica (GePVVIC), coordenado pela profª Luísa Habigzang, para implementação do Programa ACT para educar crianças em ambientes seguros no Rio Grande do Sul. 
 

"CONHECER PARA ENFRENTAR: DEBATENDO A VIOLÊNCIA NO RIO GRANDE DO SUL"

No dia 4 de agosto, em parceria com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, a equipe do GPeVVIC apresentou os dados oriundos do projeto "Caracterização das situações de violência e capacitação de profissionais da saúde no estado do Rio Grande do Sul". Participaram profissionais da saúde que atuam em diferentes municípios do Rio Grande do Sul. Foram apresentados resultados das análises sobre situações de violência contra crianças, adolescentes, mulheres, homens e idosos que são notificados por meio da ficha FIN-SINAN.
 

bottom of page